3 espécies de planta carnívora mais conhecidas e seus cuidados.

Escrito por:
3 espécies de planta carnívora mais conhecidas e seus cuidados.

Como podemos imaginar, por mais encantadoras que sejam, a grande maioria das espécies de planta carnívora não são muito usadas na composição de projetos de paisagismos.

Anúncios

Entretanto, essas mesmas espécies de planta carnívora podem ser cultivadas dentro de casa, seja na sala de estar ou na varanda.
Imagem: András Dénes

Características da planta carnívora

As mais variadas espécies são em sua maioria, plantas nativas de regiões que possuem um solo pobre de nutrientes e quase sempre muito úmidos. Por isso, elas precisaram desenvolver de alguma forma, um mecanismo que pudesse fazer com elas adquirisse os nutrientes necessários para seu desenvolvimento.

Anúncios

Dessa forma, elas criam as chamadas armadilhas em suas folhas e caules, para que pudessem fazer a captura de insetos e outros animais pequenos.

Como é a alimentação da planta carnívora?

Como citado acima, a espécie precisa ingerir frequentemente pequenos animais e insetos que caiam em suas armadilhas para que consiga os nutrientes necessários para seu desenvolvimento.

Anúncios

E, para facilitar essa captura, as espécies produzem um tipo de substâncias que acaba atraindo suas presas.

Principais tipos de plantas carnívoras e suas armadilhas

1- Espécie com armadilha tipo jaula

O tipo de armadilha tipo jaula, provavelmente seja o tipo mais conhecido entre as espécies. Uma das espécies que usam esse tipo de armadilha é a Dioneia.

Anúncios

Essa armadilha possui como característica, um cheiro adocicado liberado pela planta, que atrai as presas e acaba se fechando quando elas pousam no local.

2- Armadilha tipo Jarro

Entre as espécies que usam esse tipo de armadilha, estão a Nepenthes e Sarracenias. Elas possuem uma armadilha muito parecida com o formato de um jarro e ela atrai suas vítimas através de um líquido adocicado que faz com que suas vítimas caiam dentro da armadilha.

Anúncios

3- Armadilha colante

Representadas pelas plantas carnívoras da espécie Droseras, elas possuem como características um mecanismo que produz uma substância pegajosas em suas folhas. Dessa forma, suas presas pousam na substância e ficam grudadas para que a planta possa ingerir as mesmas.

Como cultivar?

Além de cuidar com a alimentação necessária para que elas possam se desenvolver, é preciso cuidar com a correta exposição da planta a luz natural para que ela possa fazer sua fotossíntese.

Anúncios

Dessa forma, lembre-se sempre de manter a planta exposta a luz direta do sol por algumas horas do dia, sempre pelo início da manhã ou final da tarde. Quanto as regas, cuide para deixar o solo sempre úmido para manter as características naturais da planta.

Publicidade relacionada

Veja Também

Deixe um Comentário