Nativa de países dos continentes da América do Sul, América do Norte e América Central, a samambaia americana (Nephrolepis exaltata), é uma planta típica de clima tropical e com ciclo perene.
Curioso, que em algumas regiões ela pode ser conhecida como samambaia de Boston e é considerada como umas das espécies de plantas mais cultivadas em ambientes internos, já que adapta muito bem em ambientes de meia-sombra.
Imagem: l3ooooongs
Características da samambaia americana
Com uma coloração verde clara, a folhagem apresenta um aspecto compacto, que se desenvolve através de touceira bem volumosas.
Aliás, é exatamente essa formação de touceiras volumosas, que fizeram com que a planta fosse amplamente cultivada em ambientes internos com o uso vasos pendentes.
Significados
Segundo o Feng Shui, acredita-se que a planta possui a capacidade de atrair para o ambiente a prosperidade e de limpar as energias negativas que estejam presentes no local.
Como cultivar?
Uma das vantagens em cultivar a samambaia americana, é que ela não demanda de muita manutenção e você precisa seguir apenas alguns cuidados bem práticos para que ela possa se desenvolver.
1- Iluminação
Um dos motivos que fazem a planta ser muito cultivada dentro de casa, é justamente a facilidade com que a planta tem para se desenvolver em ambientes de meia-sombra.
Por esse motivo, cuide sempre para manter seu vaso em um local onde ela possa receber luz durante o dia, mas que fique longe da luz direta do sol.
2- Substrato recomendado
Outro ponto que merece atenção para que sua folhagem possa crescer e desenvolver suas folhas com uma coloração esverdeada bem viva, é fazer o uso de um substrato rico em matéria orgânica, como o húmus de minhoca, por exemplo.
3- Frequência das regas
Quanto as regas, procure manter uma frequência para que o substrato onde a samambaia americana esteja sendo cultivada se mantenha sempre úmido. Apenas cuide para que o substrato não fique encharcado para não comprometer suas raízes, além de não molhar as folhas da planta.
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br
Deixe um Comentário