Zantedeschia: o gênero de plantas que contemplam a calla e o copo-de-leite.

Escrito por:
Zantedeschia: o gênero de plantas que contemplam a calla e o copo-de-leite.

Zantedeschia é um gênero de plantas com flor da família Araceae que compreende oito espécies de herbáceas nativas do sul da África, com distribuição natural desde a África do Sul até o norte do Malawi.

Anúncios

É o único gênero da família monotípica Zantedeschieae e inclui diversas espécies utilizadas como planta ornamental e para produção de flores de corte, conhecidas pelos nomes populares de jarro, cala ou copo-de-leite.

Origem e características

As espécies de Zantedeschia são originárias dos pântanos secos da África do Sul, onde se adaptaram às condições de umidade e calor. São plantas herbáceas, perenes e rizomatosas, que podem alcançar de 1 a 2,5 metros de altura, com folhas verdes-escuras em forma de seta, de 15 a 45 cm de comprimento.

Zantedeschia
Imagem: grupo.terraviva

As flores são em forma de taça, com cores que variam do branco ao amarelo, lilás, rosa ou laranja. As flores são na verdade espádices envoltos por uma bráctea chamada espata, que é a parte colorida e vistosa da planta.

Anúncios

Cultivo das Zantedeschia

As espécies de Zantedeschia são plantas que preferem locais com boa iluminação, mas sem sol direto do meio-dia, que pode queimar as folhas. As plantas devem ser regadas regularmente, mantendo o solo úmido, mas sem encharcar.

zantedeschia 2
Imagem: grupo.terraviva

O substrato ideal para o cultivo é rico em matéria orgânica, bem drenado e levemente ácido. A adubação pode ser feita com fertilizante líquido uma vez por semana durante a floração, ou com composto orgânico a cada dois meses.

Anúncios

Multiplicação

As espécies de Zantedeschia podem ser multiplicadas por divisão dos rizomas ou por sementes. A divisão dos rizomas é feita no final do inverno ou no início da primavera, cortando-se os rizomas em pedaços com pelo menos um broto cada um.

zantedeschia 3

Os rizomas devem ser plantados a uma profundidade de cerca de 5 cm, em vasos ou canteiros. As sementes devem ser colhidas quando maduras e semeadas em bandejas ou vasos com substrato úmido. A germinação ocorre em cerca de um mês e as mudas podem ser transplantadas quando tiverem pelo menos quatro folhas.

Cuidados especiais

As espécies de Zantedeschia são plantas muito venenosas e devem ser manuseadas com cuidado. Todas as partes da planta contêm cristais de oxalato de cálcio, que podem causar irritação na pele, nos olhos e nas mucosas.

Anúncios

Se ingeridas, podem provocar náuseas, vômitos, diarreia e dificuldade respiratória. Por isso, é recomendável usar luvas ao manipular as plantas e mantê-las fora do alcance de crianças e animais domésticos.

Veja Também