Nativas de regiões da América do Sul (incluindo o Brasil), a chamada “orquídea cattleya”, é um gênero de orquídeas que contemplam mais de 100 espécies que podem ser encontradas em todo o território brasileiro, seja em regiões com um clima mais frio, ou mais quentes.
A especialista em Revitalização ambiental e Paisagismo, Ana Paulo Lino, reforça que as espécies pertencentes ao gênero cattleya, são conhecidas pela sua beleza e pelo perfume bem característico da orquídea que suas flores possuem
Imagem: @phalaenopsis_05
Características da orquídea cattleya
Imagem: Zanello Orchids (@zanelloorchids)
Compondo mais de 100 espécies, o gênero da orquídea cattleya são características pela beleza de suas flores e pelo perfume delicioso que exalam.
Como cultivar a orquídea cattleya?
1- Substrato recomendado
Ana Paulo Lino, indica que o substrato utilizado no cultivo da orquídea cattleya seja composto somente por brita de construção ou por casca de pinus com fibra de coco.
A especialista também recomenda que seja feito o replantio da orquídea sempre que for adquirida em um local onde não seja possível saber a origem do substrato que lhe vem acompanhando.
2- Exposição a luz
Quanto a exposição do orquídea a luz do sol, a especialista indica que a cattleya seja cultivada em um ambiente bem iluminado, cuidando para que a luz do sol não seja direta por boa parte do dia.
3- Frequência das regas
O recomendado, é que as regas sejam feitas sempre pela manhã, seguindo sempre o ciclo de regas que pode ser aplicado na grande maioria das espécies de orquídeas. Nesse caso, regue sempre pela manhã até que a água comece a sair pelos furos de drenagem do vaso e volte a regar somente quando o substrato e as raízes voltem a ficar secos.
4- Adubação
Para que a orquídea cattleya se desenvolva corretamente, deve ser aplicado somente o adubo específico para o seu cultivo, cuidando com a constância da adubação.
Replantio da orquídea cattleya
Para fazer o replantio, cuide para que a orquídea seja retirada do vaso com cuidado para não danificar suas raízes, já que elas são responsáveis pela absorção dos nutrientes necessários para seu crescimento.
Posicione a orquídea de forma que ela não fique centralizada no novo vaso. Nesse caso, encoste sua cattleya na lateral do vaso e posicione as raízes mais novas viradas para a frente e preenche com o substrato, cuidando para que o rizoma fique para fora do mesmo.
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br