Orquídea cattleya: características, replantio +4 dicas para o cultivo do gênero.

Escrito por:
Orquídea cattleya: características, replantio +4 dicas para o cultivo do gênero.

Nativas de regiões da América do Sul (incluindo o Brasil), a chamada “orquídea cattleya”, é um gênero de orquídeas que contemplam mais de 100 espécies que podem ser encontradas em todo o território brasileiro, seja em regiões com um clima mais frio, ou mais quentes.

Anúncios

A especialista em Revitalização ambiental e Paisagismo, Ana Paulo Lino, reforça que as espécies pertencentes ao gênero cattleya, são conhecidas pela sua beleza e pelo perfume bem característico da orquídea que suas flores possuem
Imagem: @phalaenopsis_05

Características da orquídea cattleya

Orquídea cattleya

Imagem: Zanello Orchids (@zanelloorchids)

Compondo mais de 100 espécies, o gênero da orquídea cattleya são características pela beleza de suas flores e pelo perfume delicioso que exalam.

Anúncios

Como cultivar a orquídea cattleya?

1- Substrato recomendado

Ana Paulo Lino, indica que o substrato utilizado no cultivo da orquídea cattleya seja composto somente por brita de construção ou por casca de pinus com fibra de coco.

Anúncios

A especialista também recomenda que seja feito o replantio da orquídea sempre que for adquirida em um local onde não seja possível saber a origem do substrato que lhe vem acompanhando.

2- Exposição a luz

Quanto a exposição do orquídea a luz do sol, a especialista indica que a cattleya seja cultivada em um ambiente bem iluminado, cuidando para que a luz do sol não seja direta por boa parte do dia.

Anúncios

3- Frequência das regas

O recomendado, é que as regas sejam feitas sempre pela manhã, seguindo sempre o ciclo de regas que pode ser aplicado na grande maioria das espécies de orquídeas. Nesse caso, regue sempre pela manhã até que a água comece a sair pelos furos de drenagem do vaso e volte a regar somente quando o substrato e as raízes voltem a ficar secos.

4- Adubação

Para que a orquídea cattleya se desenvolva corretamente, deve ser aplicado somente o adubo específico para o seu cultivo, cuidando com a constância da adubação.

Anúncios

Replantio da orquídea cattleya

Para fazer o replantio, cuide para que a orquídea seja retirada do vaso com cuidado para não danificar suas raízes, já que elas são responsáveis pela absorção dos nutrientes necessários para seu crescimento.

Posicione a orquídea de forma que ela não fique centralizada no novo vaso. Nesse caso, encoste sua cattleya na lateral do vaso e posicione as raízes mais novas viradas para a frente e preenche com o substrato, cuidando para que o rizoma fique para fora do mesmo.

Publicidade relacionada

Veja Também

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.