Orquídea sapatinho: características +4 dicas para cultivar em casa.

Escrito por:
Orquídea sapatinho: características +4 dicas para cultivar em casa.

Com toda certeza, a orquídea sapatinho está entre uma das espécies mais bonitas de orquídeas que existem.

Anúncios

Nativa da região Sudeste da Ásia e pertencentes aos gêneros Paphiopedilum ou Cypripedium, esse gênero de orquídea ganhou o favoritismo dos amantes da jardinagem, ocupando um lugar todo especial nos ambientes dos imóveis.

Nomes populares

Além do principal nome que é popularmente chamada, esse gênero de orquídea ainda pode ser conhecido como sapatinho de anjo, de princesa, de boneca, de vênus ou de bebê. Aliás, basta bater os olhos nela para lembrar da semelhança entre suas flores com os nomes citados.

Cuidados para o cultivo

O principal fator que acaba fazendo toda a diferença no cultivo da orquídea sapatinho está ligado as condições climáticas da região de onde será cultivada, além dos cuidados com o solo, substrato e regas.

Anúncios

1- Substrato

Já que existe uma variedade de gêneros que podem ser conhecidos popularmente como sapatinho, não será muito difícil encontrar uma série de substratos prontos para serem usados na sua orquídea.

Orquidea sapatinho
Imagem: Dominiquemel16 Ramos

Porém, você pode fazer um substrato caseiro para usar em seus vasos. Para dentro de casa, em um vaso com uma orquídea do tipo terrestre, por exemplo, você pode criar uma mistura a base de perlita sintética e terra.

Anúncios

2- Adubação recomendada

Tenha um certo cuidado quanta a adubação do substrato. Por ser uma orquídea que possui um desenvolvimento muito sensível, não exagere na quantidade de fertilizantes. Caso seja usado em excesso, ele pode levar ao ressecamento de suas raízes.

3- Frequência das regas

A orquídea sapatinho possui vários pseudobulbos que servem justamente para guardar água. Por isso, é importante que ao regar sua orquídea você observe se o solo esta ficando úmido ou se somente a planta está sendo molhada.

Neste caso, a recomendação é de que as regas sejam feitas apenas uma vez na semana, cuidando para que suas raízes não fiquem encharcadas.

4- Exposição a luz

Assim como a maioria das orquídeas, no caso da orquídea borboleta, por exemplo, prefira manter seu vaso em locais sombreados. Caso fique muito exposto ao sol, ele pode acabar queimando a planta.

Anúncios

Floração da orquídea sapatinho

Mesmo seguindo todos esses cuidados, ainda é possível que orquídea ainda não floresça já de cara, já que a floração da sapatinho acontece apenas uma vez no ano e pode depender ainda de condições climáticas da região. No Brasil, por exemplo, a floração dela ocorre principalmente no início do inverno.

O conteúdo foi útil?

Obrigado!

Veja Também

1 Comentar

  • Clarice Bresslau 30 de agosto de 2023 06:58

    Gostei de sua publicação. Tenho jardineiras de Sapatinho e também no jardim. Todas plantadas em terra. E elas florescem muito todos os anos no inverno. São dezenas. Obrigada pelas dicas. I can read texte in English.

Comments are closed.