O cacto espinha-de-peixe, de nome científico Epiphyllum anguliger, é uma espécie nativa do México, onde é encontrada naturalmente em regiões de florestas com uma altitude mais elevada.
Também podendo ser conhecida como cacto zig-zag, especialistas em suculentas do canal Succulentas box, citam que a espécie se caracteriza pelo formato de suas folhas longas e onduladas, que lembram muito um zig-zag ou uma espinha de peixe, sendo uma ótima opção de cacto para compor qualquer jardim ou ambiente interno.
Imagem: lafleuristerie
Floração do cacto espinha-de-peixe
Cacto Epiphyllum anguliger em época de floração
A floração do cacto espinha-de-peixe ocorrer mais nos meses que se iniciam no outono, dando origem a flores grandes, com a coloração que varia entre o branco, creme e amarelo, que exalam um perfume muito agradável durante a noite.
Como cultivar o cacto-espinha-de-peixe
Assim como outras espécies de cactos, o cultivo da espécie Epiphyllum anguliger é prática e simples de fazer, devendo seguir apenas alguns cuidados.
1- Substrato recomendado
Para que o cacto espinha-de-peixe se desenvolva corretamente, é recomendado o uso de um substrato com uma boa drenagem, podendo ser composto por terra vegetal, areia e turfa.
Dessa forma, será mais fácil de se evitar o encharcamento do cacto, que pode resultar no apodrecimento da espécie.
2- Exposição a luz
Prefira fazer o cultivo do cacto da espécie Epiphyllum anguliger em um ambiente bem iluminado, onde ele possa receber a luz indireta do sol. Se exposto a luz direta e intensa do sol, suas folhas poderão acabar sendo queimadas.
3- Regas
Uma característica comum do cacto espinha-de-peixe, está no armazenamento de água em suas folhas que a espécie faz.
Por isso, prefira manter o substrato onde a espécie está sendo cultivada ligeiramente úmida.
4- Adubação
Para que suas flores se desenvolvam na época de floração, é possível estar utilizando algum tipo de adubo NPK equilibrado uma vez ao mês para estimular o crescimento da planta e de suas flores.
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br