A Bromélia Neoregelia é um gênero botânico nativo do Brasil, Equador e Peru, que pertence à família das Bromeliaceaes. Essa espécie possui como características suas folhas que possuem um aspecto largo, achatado e bastante rígido (lembrando uma roseta).
Aliás, ela também forma uma espécie de tanque central (parecido com um “copo”), onde também pode ocorrer o desenvolvimento de flores, além de reter água e detritos que serão usados para a nutrição da planta.
Imagem: bromeliabatu_malang
Características da Bromélia Neoregelia
Além do aspecto bem característico das suas folhas em forma de roseta, as cores mais frequentes encontradas no “copo” central dessa espécie podem variar entre o verde, vermelho e rosa.
Aliás, esses florícolos de diversas cores podem se abrir umas duas ou três vezes pelo período de várias semanas, sendo que cada uma pode durar apenas um dia ou no máximo dois, já que são classificadas como plantas monocárpicas.
Como cultivar?
A bromélia Neoregelia se adapta muito bem em ambientes com o clima tropical, subtropical e equatorial. Contudo, não se desenvolve muito bem em locais com temperaturas abaixo de 10 °C.
Para se desenvolver corretamente, precisa apenas que sejam seguidos alguns cuidados, desde a exposição a luz direta do sol, regas e o solo onde será cultivada.
1- Cuidados com o solo
Na natureza, essa espécie é comumente encontrada em copas de árvores. Já para o cultivo em jardins, o recomendado é que ela seja cultivada em um substrato que seja leve e bem drenado.
Para que ele se mantenha com uma boa drenagem, você pode misturar ao substrato uma porção de areia grossa e cascas pinus, além de enriquecer o substrato com húmus de minhoca ou folhas decompostas.
2- Exposição a luz
O ideal é que essa espécie de bromélia seja cultivada com as mesmas características que ela se desenvolve na natureza. Por isso, cuide para que ela seja cultivada em uma área que ela fique bem arejada e em meia-sombra.
Caso ela fique muito exposta a luz direta do sol, suas folhas podem acabar sendo queimadas, sendo recomendado apenas sua exposição a luz direta do sol do início da manhã ou final da tarde.
3- Frequência das regas
Quanto a frequência das suas regas, o ideal é que elas sejam feitas apenas quando o substrato já esteja seco. Aliás, o copo que se forma no centro da planta deve estar sempre com água, dando preferência para a água da chuva.
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br
1 Comentar
Lindas amo orquídeas e bromélias
Deixe um Comentário