A estrela do Egito, também conhecida como penta, cacho-de-estrelas ou show-de-estrelas, é um arbusto ornamental muito popular em jardins ensolarados. Ela é uma planta de sol que de fácil cultivo, que floresce em uma variedade de cores, incluindo azul, amarelo, laranja e vermelho.
Com um nome inspirado no formato de suas flores, a “penta” como é popularmente conhecida, é a parada obrigatória de borboletas e beija-flores, que contribuem para que o jardim se torne ainda mais encantador.
Imagem: Peggy und Marco Lachmann-Anke | Pixabay
Características da planta estrela do Egito
É um arbusto que pode atingir até 1 metro de altura, com folhas esverdeadas e brilhantes. Suas flores são vistosas e formam uma espécie de cacho, compostas por cinco pétalas, que parecem com pequenas estrelas.
Significado da planta
A estrela do Egito é uma planta com muitos significados simbólicos. Ela é diretamente associada à sorte, à prosperidade e à proteção.
Na cultura egípcia, por exemplo, a planta “penta” era considerada um símbolo de Osíris, o deus da vida, da morte e da ressurreição.
Como cultivar?
A estrela do Egito é uma planta muito versátil e fácil de cultivar. Aliás, ela é uma ótima opção para quem procura uma planta que seja bonita e charmosa para o jardim.
1- Luz do sol
Por ser uma espécie de planta que prefere ser cultivada diretamente a luz do sol, ela deve ficar exposta a pelo menos seis horas de luz solar direta por dia.
2- Solo
Ela pode ser cultivada em solos de média fertilidade e drenagem. O solo deve ser bem drenado e rico em matéria orgânica.
3- Rega e adubação
A rega deve ser feita regularmente, cuidando para não encharcar o solo. Quanto a adubação, ela pode ser fertilizada mensalmente durante a primavera e o verão.
A planta estrela do Egito é uma planta resistente que é pouco suscetível a pragas e doenças. No entanto, ela pode ser atacada por pulgões e cochonilhas.
Doenças e pragas
Para evitar a infestação de pragas, é importante manter a planta em um local ventilado e livre de umidade. Se a planta for atacada por pragas, é possível controlá-las com inseticidas naturais, como o óleo de neem.
Propagação
Sua propagação pode ser feita por sementes ou por divisão de touceiras. Quando feita por sementes, elas devem ser plantadas em um solo bem drenado e mantido úmido até que as mudas germinem.
Logo, quando feita através da divisão de touceiras, basta dividir uma touceira adulta em duas ou mais partes e replantá-las.
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br