Se existe uma planta com uma característica super versátil, ela é a Hera. Com certeza você já viu a planta fazendo a cobertura de algum muro por aí, não é?
Podendo ser cultivada tanto como uma trepadeira ou como uma planta pendente, a Hedera helix é muito utilizada para fazer a cobertura de áreas de jardins externos.
Imagem: Kelly
Principais características da Hera
Além de sua principal característica, que está na forma como e Hedera helix tem no seu crescimento, ela ainda pode desenvolver folhas bem recortadas com os mais diversos tons esverdeados ou manchados, normalmente em um formato estrelado.
Onde usar?
Como dito anteriormente, a Hera é uma planta super versátil. Por esse motivo, ela pode ser o pendente escolhido por quem mora em apartamentos, já que fica ótima na decoração.
Já para quem possui uma área externa, a planta ainda pode ser usada como uma trepadeira e fazer a forração e cobertura em muros e áreas distintas do jardim.
Cuidados com a Hera
Assim como outras trepadeiras, a Hera também precisa de certos cuidados para que tenha um desenvolvimento correto, desde a exposição correta a luz, a frequência de suas regas e alguns cuidados com pragas que podem atingir a sua Hedera helix.
1- Exposição a luz
O ideal, é que você possa posicionar a planta em lugares que recebam uma maior quantidade de luz natural, desde que seja mais a meia-sombra.
No caso de apartamentos, prefira deixar seu vaso de Hera próximo a janelas que recebem a luz do sol por algumas horas do dia, dando preferência ao sol da manhã ou do final da tarde.
2- Frequência das regas
É muito importante se atentar as regas da sua Hedera helix. O indicado, é realizar a rega da planta por até 3 vezes na semana, ainda mais se o clima estiver mais quente. Já em épocas mais frias, duas regas na semana já podem ser suficientes.
Porém, cuide para não molhar demais o solo, devendo manter ela somente umedecida para não comprometer suas raízes. Caso contrário, o excesso de água pode acabar apodrecendo as raízes da planta.
3- Mantenha os pets longe
Por outro lado, além dos cuidados para seu desenvolvimento, também cuide dos seus pets caso tenha algum em casa. A Hera apresenta certa toxidade e pode fazer mal para animais de estimação. Por isso, mantenha os dois um longe do outro.
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br