A cróton, de nome científico Codiaeum variegatum, é uma planta muito fácil de ser cultivada em ambientes internos e pode ser a opção mais recomendada para quem não possui muita experiência na jardinagem ou não possui muito tempo para o cultivo da plantas.
Também chamada de folha imperial, a planta destaca os ambientes com suas folhas coloridas, que podem variar entre os tons de verde, laranja, amarelo e vermelho.
Imagem: jardin_karun_
Características da planta cróton
Além da diversidade de cores das folhas que ela pode ter, ela ainda se destaca pelo tamanho que pode alcança, caso seja cultivada em jardins externos ou na composição de cercas vivas, chegando a ter 3 metros de altura.
Folhas variando entre tons de verde e vinho
Contudo, a coloração das folhas irá depender da exposição direta a luz do sol à planta. Afinal, quando recebem mais sol, elas tendem a ficar com uma coloração mais puxada para os tons de amarelo/laranja. E, quando ficam mais a meia-sombra, suas folhas ficam com um tom mais puxado para o verde/vinho.
Facilidade para ser cultivada
Considerada como uma planta de fácil cultivo, já que não demanda de muita manutenção, a planta é uma ótima opção de folhagem para quem adora plantas, mas ainda está iniciando no mundo da jardinagem, podendo ser cultivada tanto em ambientes externos, quanto internos.
Cultivo da Cróton
Para que cresça e se desenvolva corretamente, a planta necessita apenas de alguns cuidados para se manter saudável e “ir para frente”.
1- Exposição a luz do sol
Como citado a cima, é importante que a planta seja cultivada em um ambiente onde possa receber a luz direta do sol por algumas horas e depois fique na sombra. Entretanto, é importante que o ambiente seja bem iluminado, mesmo quando a luz do sol não esteja diretamente na planta.
Por isso, caso for cultivar a cróton em um ambiente interno, prefira deixar o vaso próximo a uma janela ou em uma varanda, desde que seja bem iluminada.
2- Solo rico em nutrientes
Uma ótima opção para manter o solo com os nutrientes necessários para o cultivo da cróton, é fazer a aplicação do Bokashi. Além de nutrir a planta, ele ainda irá contribuir para que ela fique livre das temidas cochonilhas.
3- Regas
Quanto as regas, procure sempre verificar se o solo já está ficando seco. Por isso, você pode usar um palito de madeira para ver se ele ainda fica úmido ao entrar em contato com o solo ou usar o dedo.
Além disso, procure não exagerar na porção de água utilizada em cada rega. Caso o solo fique encharcado, poderá causar o apodrecimento de suas raízes.
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br
1 Comentar
Amo plantas e sempre estou acompanhado as orientações
Comments are closed.