Cor uma cor exótica, a Orquídea negra (Maxillaria schunkeana) é uma das espécies de orquídeas mais bonitas que existem e pode ser encontrada em abundância em regiões do Espírito Santo.
Aliás, por mais que seja um tipo de orquídea nativa da Mata Atlântica, ela pode ser facilmente cultivada em casa.
Imagem: Flickr / Jorge Lima / CreativeCommons
Características da orquídea negra
Segundo Eduardo Haga, gerente comercial do Orquidário Oriental, a orquídea negra é uma orquidácea epífita de pequeno porte, que pode crescer em torno de 15 cm quando está adulta e desenvolve lindas flores com uma coloração arroxeada em um tom bem escuro.
Como cultivar a orquídea negra em vaso?
Por mais que ela seja uma espécie de orquídea epífita, você pode cultivar sua orquídea negra em um vaso, precisando seguir apenas alguns cuidados para que ela cresça e desenvolva suas lindas flores.
1- Escolha do vaso
Ao fazer a escolha de um vaso para cultivar sua orquídea negra, o recomendado é optar pelos modelos de vasos que sejam de plástico e que possuam bastante furos em suas laterais e na parte inferior.
2- Substrato
Como substrato, você pode optar pelo uso de uma mistura de casca de pinus e pedaços de carvão. Porém, se for plantada em uma área externa e que venta muito, você também pode incluir um pouco de esfagno perto das raízes.
3- Exposição a luz
Quanto a iluminação, lembre-se de sempre deixar seu vaso de orquídea negra em um local que consiga receber bastante iluminação natural, mas que permaneça mais tempo apenas em meia-sombra para que o seu substrato permaneça úmido por mais tempo.
Cuide apenas para não deixar ela muito tempo exposta a luz direta do sol, que pode acabar queimando suas folhas.
4- Regas
Já as regas da orquídea negra devem ser feitas forma regular, sempre que o substrato ficar seco. Para ter um melhor controle, você pode usar o teste do “dedômetro” ou usar um palito de madeira para espetar no substrato.
Dessa forma, se ao erguer o palito ele volte molhado, é sinal que ainda possui água e não precisa realizar a rega de imediato.
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br
2 Comentários
Como adquiri-las??
Da belíssimas qual valor da orquídea preta
Comments are closed.