Orquídea negra: características +4 dicas para cultivar a Maxillaria schunkeana.

Escrito por:
Orquídea negra: características +4 dicas para cultivar a Maxillaria schunkeana.

Cor uma cor exótica, a Orquídea negra (Maxillaria schunkeana) é uma das espécies de orquídeas mais bonitas que existem e pode ser encontrada em abundância em regiões do Espírito Santo.

Anúncios

Aliás, por mais que seja um tipo de orquídea nativa da Mata Atlântica, ela pode ser facilmente cultivada em casa.
Imagem:  Flickr / Jorge Lima / CreativeCommons

Características da orquídea negra

Segundo Eduardo Haga, gerente comercial do Orquidário Oriental, a orquídea negra é uma orquidácea epífita de pequeno porte, que pode crescer em torno de 15 cm quando está adulta e desenvolve lindas flores com uma coloração arroxeada em um tom bem escuro.

Como cultivar a orquídea negra em vaso?

Por mais que ela seja uma espécie de orquídea epífita, você pode cultivar sua orquídea negra em um vaso, precisando seguir apenas alguns cuidados para que ela cresça e desenvolva suas lindas flores.

Anúncios

1- Escolha do vaso

Ao fazer a escolha de um vaso para cultivar sua orquídea negra, o recomendado é optar pelos modelos de vasos que sejam de plástico e que possuam bastante furos em suas laterais e na parte inferior.

2- Substrato

Como substrato, você pode optar pelo uso de uma mistura de casca de pinus e pedaços de carvão. Porém, se for plantada em uma área externa e que venta muito, você também pode incluir um pouco de esfagno perto das raízes.

Anúncios

3- Exposição a luz

Quanto a iluminação, lembre-se de sempre deixar seu vaso de orquídea negra em um local que consiga receber bastante iluminação natural, mas que permaneça mais tempo apenas em meia-sombra para que o seu substrato permaneça úmido por mais tempo.

orquideas negras 1
Imagem: Flickr / duênio / CreativeCommons

Cuide apenas para não deixar ela muito tempo exposta a luz direta do sol, que pode acabar queimando suas folhas.

4- Regas

Já as regas da orquídea negra devem ser feitas forma regular, sempre que o substrato ficar seco. Para ter um melhor controle, você pode usar o teste do “dedômetro” ou usar um palito de madeira para espetar no substrato.

Anúncios

Dessa forma, se ao erguer o palito ele volte molhado, é sinal que ainda possui água e não precisa realizar a rega de imediato.

Veja Também

2 Comentários

  • roberto martins 5 de dezembro de 2022 21:22

    Como adquiri-las??

  • Zenailde Jose de souza 11 de dezembro de 2022 10:02

    Da belíssimas qual valor da orquídea preta

Comments are closed.