Cacto Gymnocalycium: como cultivar essa planta de estética minimalista e elegante?

Escrito por:
Cacto Gymnocalycium: como cultivar essa planta de estética minimalista e elegante?

O Cacto Gymnocalycium, comumente conhecido como Cacto Cabeça de Bebê, é uma espécie que conquista muitos corações devido a sua forma singular e beleza estonteante.

Anúncios

Originário das regiões áridas da América do Sul, este cacto compacto oferece uma estética minimalista e elegante, ideal para entusiastas de plantas que buscam adicionar um toque de natureza robusta e serena ao ambiente doméstico.
Imagem: orquidariobinot

Origem e Características Notáveis

Nativo das terras secas sul-americanas, o cacto Gymnocalycium prospera em um habitat que desafia a maioria das plantas, desenvolvendo-se sob o sol escaldante e em solos pobres.

Esta resiliência é refletida em sua estrutura: esférica, com espinhos suaves que contrastam com sua pele verde suave, assemelhando-se à inocência e à curiosidade de uma cabeça de bebê.

Cacto Gymnocalycium
Imagem: orquidariobinot
Anúncios

Quanto tempo dura a flor do Gymnocalycium

As flores do Gymnocalycium brotam no topo do cacto, podendo variar de cor, adicionando um espetáculo visual e duram até uma semana.

Como cuidar de um Gymnocalycium?

1- Substrato

Opte pelo uso de misturas próprias para o cultivo de suculentas e cactos para que consigam promover uma boa drenagem. Dessa forma, será possível replicar as condições áridas de seu habitat natural.

2- Iluminação Adequada

Cacto Gymnocalycium
Imagem: priscilabarraguedes

O cacto Gymnocalycium adora luz, mas o sol direto do meio-dia pode ser um pouco intenso. Por isso, posicione o cacto em um local onde ela possa desfrutar da luz solar indireta ou filtrada, garantindo que ela não corra riscos de queimaduras.

Anúncios

3- Rega Moderada

A regra de ouro ao regar o cacto Gymnocalycium , é esperar até que o substrato esteja completamente seco antes de adicionar mais água. Afinal, este cacto armazena água em seu interior, permitindo-lhe tolerar períodos de seca. Por isso, evite o excesso de água para prevenir o apodrecimento das raízes.

4- Adubação

Durante a estação de crescimento, faça apenas uma leve adubação para incentivar flores mais vibrantes e um crescimento robusto. Escolha um fertilizante de baixa concentração, especialmente formulado para cactos e suculentas.

Anúncios

5- Propagação

A propagação é geralmente feita por sementes, mas requer paciência e cuidado. Para os entusiastas dispostos a aceitar o desafio, a recompensa é a multiplicação de sua coleção destas suculentas singulares.

Publicidade relacionada

Veja Também