Como cultivar Rosa do deserto? Um guia para cultivar e propagar.

Escrito por:
Como cultivar Rosa do deserto? Um guia para cultivar e propagar.

A Rosa do Deserto, conhecida cientificamente como Adenium obesum, é uma espécie de suculenta que tem atraído a atenção de entusiastas de jardinagem por sua beleza estonteante e aparência exótica.

Anúncios

Originária das regiões áridas da África e da Península Arábica, ela vem se destacando por suas flores brilhantes e tronco espesso, que serve para fazer o armazenamento de água. Se você deseja ter essa maravilha em sua casa, este artigo é para você.

Como cultivar Rosa do deserto?

1- Escolhendo o ambiente certo

Embora sua origem seja de áreas desérticas, a Rosa do Deserto não gosta de sol pleno o dia todo. Ela aprecia a luz solar direta, mas de forma moderada. O ideal é que ela receba pelo menos 6 horas de sol por dia.

Como cultivar a rosa do deserto?

No entanto, durante as horas mais quentes, é aconselhável protegê-la com uma sombra parcial para evitar queimaduras nas folhas.

2- Substrato ideal

O substrato utilizado ao cultivar rosa do deserto é fundamental para o sucesso do seu crescimento e florescimento. Ele precisa ser bem drenado para evitar o acúmulo de água, que pode causar apodrecimento das raízes.

Anúncios

Misture partes iguais de areia grossa, terra vegetal e perlita. Se você quiser comprar uma mistura pronta, procure por solos específicos para suculentas ou cactos.

3- Frequência da rega

Uma das principais causas que fazem com que a rosa do deserto acabe morrendo, é o excesso de água. Sendo uma planta suculenta, ela armazena água em seu tronco e raízes e, por isso, necessita de regas espaçadas.

No verão, regue-a uma vez por semana e, no inverno, a cada duas ou três semanas. Sempre verifique se o solo está seco antes de regar novamente.

4- Adubação

A Rosa do Deserto adora ser mimada com nutrientes. Durante a primavera e o verão, alimente-a com um fertilizante líquido diluído, especificamente formulado para suculentas ou cactos, a cada duas semanas. Isso ajudará a promover um crescimento saudável e flores mais vibrantes.

5- Propagação

A Rosa do Deserto pode ser propagada tanto por sementes quanto por estacas. As sementes devem ser plantadas em um solo bem drenado e mantidas em um local quente até germinar.

Anúncios

Já as estacas devem ser retiradas de ramos saudáveis e deixadas secar por 24 horas antes de serem plantadas.

7. Cuidados extras

Pragas e Doenças: Fique atento a pragas como cochonilhas e pulgões. Use inseticidas orgânicos ou soluções caseiras, como água com sabão neutro, para combatê-los.

Transplante: A Rosa do Deserto gosta de espaços apertados, mas quando notar que a planta está grande demais para o vaso, é hora de transplantá-la. Escolha um vaso apenas um pouco maior que o anterior.

Publicidade relacionada

Veja Também