Folha da Fortuna (Kalanchoe pinnata): Símbolo de prosperidade e saúde.

Escrito por:
Folha da Fortuna (Kalanchoe pinnata): Símbolo de prosperidade e saúde.

A Folha da Fortuna, conhecida cientificamente como Kalanchoe pinnata, é uma planta que encanta tanto pelo seu apelo visual quanto pelas suas lendas de boa sorte e propriedades medicinais.

Anúncios

Originária de Madagascar, esta suculenta robusta se espalhou pelos trópicos do mundo, marcando presença em jardins e lares com sua aparência única e exuberante.
Imagem: reesoom

Características

A Kalanchoe pinnata, com suas folhas carnudas e bordas serrilhadas, apresenta um espetáculo visual de texturas e formas.

folha da fortuna
Imagem: reesoom

Suas folhas, com um verde vibrante podem chegar a 15 cm de comprimento. As flores são pequenas, amarelas, vermelhas ou rosas, e se agrupam em inflorescências.

Anúncios

Significado da folha da fortuna

Na cultura popular, a Folha da Fortuna é frequentemente associada à sorte e à prosperidade, daí o seu nome sugestivo. Em algumas tradições, acredita-se que manter uma dessas plantas em casa pode trazer riqueza e boa saúde.

Como cuidar da folha da fortuna

A folha da fortuna é uma planta de fácil cultivo, que se adapta bem a diferentes condições climáticas e de luminosidade.

Anúncios

1- Exposição ao sol

A folha da fortuna prefere ser cultivada em ambiente onde possa receber a luz do sol indireta, mesmo podendo tolerar algumas horas de sol direto, especialmente no início da manhã ou final da tarde.

2- Rega

Como boa suculenta que é, a Bryophyllum calycinum armazena água em suas folhas, exigindo regas esparsas. Por isso, a rega deve ocorrer apenas quando o solo estiver seco ao toque. Cuidado com o excesso de água, que pode levar ao apodrecimento das raízes.

Anúncios

3- Solo

Quanto ao solo, opte pelo uso de misturas específicas para cactos e suculentas, disponíveis comercialmente, já que irão manter a drenagem que elas precisam para se desenvolverem.

Propagação

A propagação da Folha da Fortuna é surpreendentemente fácil. Basta retirar uma folha saudável e deixá-la ao ar por alguns dias para que forme uma casca na extremidade cortada. Coloque a folha sobre um solo úmido e espere que raízes e novas plantas comecem a se formar.

Publicidade relacionada

Veja Também