Suculenta mãe de milhares (Kalanchoe laetivirens) – A plantinha mais fácil de cuidar em casa.

Escrito por:
Suculenta mãe de milhares (Kalanchoe laetivirens) – A plantinha mais fácil de cuidar em casa.

Originária de Madagascar, a suculenta Mãe de Milhares, de nome científico Kalanchoe laetivirens, traz consigo um toque exótico para qualquer ambiente, além de ser uma planta muito fácil de cultivar em casa.

Anúncios

Muito conhecida por se reproduz rapidamente e não precisa de muitos cuidados, vamos conhecer mais sobre essa planta incrível e aprender como cultivá-la dentro de casa.
Imagem: larcasa01

Origem da suculenta mãe de milhares

A suculenta mãe de milhares é uma planta da família das Crassulaceae, que engloba mais de 1.400 espécies de suculentas e cactos, sendo nativa das regiões áridas e rochosas de Madagascar.

Anúncios

Popularmente, ela também é conhecida por outros nomes, como aranto, erva-da-costa, folha-da-fortuna e kalanchoe-da-folha-grande.

Simbolismo e significados

A suculenta mãe de milhares tem um significado especial para muitas culturas, pois ela representa a capacidade de multiplicação, a fartura, a riqueza e a sorte. Ela também é considerada uma planta protetora, que afasta as energias negativas e atrai as positivas.

Características marcantes

A característica mais marcante dessa planta é a presença de pequenas mudas nas bordas das folhas, que se desenvolvem por meio de um processo chamado viviparidade.

suculenta mãe de milhares
Imagem: minhacasameucastelo 

Essas mudas são chamadas de bulbilhos ou propágulos, e são capazes de se desprender facilmente e germinar em qualquer substrato. Por isso, a suculenta mãe de milhares é considerada uma planta invasora em alguns lugares, pois ela pode se espalhar rapidamente e competir com outras espécies.

Anúncios

A mãe de milhares tem flores?

De formas tubulares, as flores da mãe de milhares podem se desenvolver vermelhas, laranjas ou amarelas. Elas geralmente surgem no final do inverno ou no início da primavera, em inflorescências pendentes que podem chegar a 30 cm de comprimento.

Como cuidar em casa?

Por mais difícil de acreditar, a suculenta mãe de milhares é uma planta muito fácil de cultivar dentro de casa, pois ela se adapta bem a diversos ambientes e não exige muitos cuidados.

Anúncios

1- Iluminação

suculenta mãe de milhares
Imagem: minhacasameucastelo 

A mãe de milhares gosta de ser cultivada em ambientes onde possa receber bastante luz solar direta ou indireta, como uma janela ou varanda, por exemplo. É importante evitar de expô-la ao sol forte do meio-dia, pois isso pode queimar as folhas.

2- Rega

A suculenta mãe de milhares não precisa de muita água, pois ela armazena umidade nas folhas. Por isso, regue apenas quando o substrato estiver seco ao toque, evitando encharcar ou deixar água acumulada no prato.

Anúncios

No verão, prefira regar apenas uma vez por semana ou a cada 10 dias. Já no inverno, reduza a frequência para uma vez por mês ou a cada 40 dias.

3- Substrato

Use sempre um substrato bem drenado e aerado, que não retenha muita água. Você pode usar uma mistura própria para cactos e suculentas, ou fazer a sua própria mistura com partes iguais de terra vegetal, areia grossa e perlita ou cascalho.

4- Adubação

A mãe de milhares é uma suculenta que pouco exigente em nutrientes. Mesmo assim, para estimular sua floração, você pode aplicar um adubo específico para cactos e suculentas (uma vez por mês na primavera e no verão), e suspender a adubação no outono e no inverno.

Anúncios

5- Poda

A poda deve ser realizada somente para remover as folhas secas ou danificadas, e as flores murchas, para manter a planta com uma aparência saudável e bonita. Você também pode podar os ramos que ficarem muito longos ou desproporcionais, usando uma tesoura ou uma faca limpa e afiada.

Propagação

A propagação da suculenta mãe de milhares pode ser feita através de suas mudas quando caírem no substrato ou no prato, colocando-as em um novo vaso com substrato úmido.

suculenta mãe de milhares

Você também pode cortar um ramo da planta-mãe, deixar secar por alguns dias, e plantar em um novo vaso com substrato úmido. A propagação pode ser feita em qualquer época do ano, mas é mais indicada na primavera ou no verão.

Publicidade relacionada

Veja Também