Suculenta zebra: 3 dicas e curiosidades para cuidar da Haworthia attenuata

Escrito por:
Suculenta zebra: 3 dicas e curiosidades para cuidar da Haworthia attenuata

A Haworthia attenuata, chamada popularmente como suculenta zebra, é uma espécie de suculenta que, além de ser bastante resistente e pode ser facilmente cultivada dentro de apartamentos e casas, é muito chamativa, conseguindo encantar os ambientes com a sua beleza.

Anúncios

Contudo, a suculenta zebra, que é originária do continente africano, pode ser facilmente confundida com outras espécies de suculentas. Alguns desses exemplos é a Haworthia fasciata e Aloe aristata (chamada popularmente por suculenta rabo de tatu).
Imagem: Xuân Thống Trần

Principais cuidados com a Haworthia

Para o correto desenvolvimento da suculenta zebra, é recomendado seguir alguns cuidados que serão citados a seguir.

Anúncios

1- Drenagem do solo

Prefira cultivar sua suculenta zebra em um vaso composto por um solo mais arenoso, que possua a capacidade de ser drenado rapidamente. Quanto ao substrato, prefira utilizar misturas prontas vendidas em floriculturas e que são próprias para o cultivo de suculentas.

Suculenta zebra
Imagem: Erik Mclean – Vaso de suculenta zebra

Porém, você ainda pode fazer uma versão caseira do seu substrato. Para isso, misture um pouco de terra vegetal e areia grossa, tomando cuidado para que sejam proporções iguais. Além disso, não use a areia de praia, já que ela apresenta um teor altíssimo de sal, que pode causar danos as raízes da sua suculenta.

Anúncios

2- Evite muitas regas

Assim como toda suculenta, a Haworthia attentuata possui a capacidade de fazer o armazenamento de água em suas folhas para que possa ficar um longo período sem o recebimento de água. Por isso, evite fazer a regas de sua suculenta zebra com muita abundância de água. Caso contrário, o excesso de água pode matar sua suculenta.

Suculenta zebra
Imagem: Erik Mclean

Quanto a frequência das regas, o ideal é que elas sejam bem espaçadas durante a semana. Uma dica, é verificar apenas a umidade do solo do vaso com os dedos, devendo regar com um pouco de água apenas para umedecer.

3- Exposição ao sol

Um dos motivos que fazem a suculenta zebra ser bastante escolhida para ser cultivada dentro de casa e em apartamentos, é fato dela não precisar receber muito luminosidade durante os dias. Manter o vaso com sua suculenta em meia sobra já é o suficiente para que ela possa se desenvolver.

Anúncios

Como fazer a propagação da suculenta zebra?

Entre os métodos que podem ser utilizados para propagar a suculenta, o mais comum a ser visto é através da propagação das suas touceiras, já que ela possui como característica produzir vários brotos. Dessa forma, com o tempo se formam cluster de roseiras que podem ser separados para gerar novas mudas.

Publicidade relacionada

Veja Também

1 Comentar

Comments are closed.

Este site utiliza cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.