A Haworthia attenuata, chamada popularmente como suculenta zebra, é uma espécie de suculenta que, além de ser bastante resistente e pode ser facilmente cultivada dentro de apartamentos e casas, é muito chamativa, conseguindo encantar os ambientes com a sua beleza.
Contudo, a suculenta zebra, que é originária do continente africano, pode ser facilmente confundida com outras espécies de suculentas. Alguns desses exemplos é a Haworthia fasciata e Aloe aristata (chamada popularmente por suculenta rabo de tatu).
Imagem: Xuân Thống Trần
Principais cuidados com a Haworthia
Para o correto desenvolvimento da suculenta zebra, é recomendado seguir alguns cuidados que serão citados a seguir.
1- Drenagem do solo
Prefira cultivar sua suculenta zebra em um vaso composto por um solo mais arenoso, que possua a capacidade de ser drenado rapidamente. Quanto ao substrato, prefira utilizar misturas prontas vendidas em floriculturas e que são próprias para o cultivo de suculentas.
Porém, você ainda pode fazer uma versão caseira do seu substrato. Para isso, misture um pouco de terra vegetal e areia grossa, tomando cuidado para que sejam proporções iguais. Além disso, não use a areia de praia, já que ela apresenta um teor altíssimo de sal, que pode causar danos as raízes da sua suculenta.
2- Evite muitas regas
Assim como toda suculenta, a Haworthia attentuata possui a capacidade de fazer o armazenamento de água em suas folhas para que possa ficar um longo período sem o recebimento de água. Por isso, evite fazer a regas de sua suculenta zebra com muita abundância de água. Caso contrário, o excesso de água pode matar sua suculenta.
Quanto a frequência das regas, o ideal é que elas sejam bem espaçadas durante a semana. Uma dica, é verificar apenas a umidade do solo do vaso com os dedos, devendo regar com um pouco de água apenas para umedecer.
3- Exposição ao sol
Um dos motivos que fazem a suculenta zebra ser bastante escolhida para ser cultivada dentro de casa e em apartamentos, é fato dela não precisar receber muito luminosidade durante os dias. Manter o vaso com sua suculenta em meia sobra já é o suficiente para que ela possa se desenvolver.
Como fazer a propagação da suculenta zebra?
Entre os métodos que podem ser utilizados para propagar a suculenta, o mais comum a ser visto é através da propagação das suas touceiras, já que ela possui como característica produzir vários brotos. Dessa forma, com o tempo se formam cluster de roseiras que podem ser separados para gerar novas mudas.
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br
1 Comentar
Comments are closed.