O cacto rabo de macaco (Hildewintera colademononis), é uma planta de origem boliviana que é muito cultivada como planta ornamental devido ao seu formato pendente bastante exótico com vários pelos em sua superfície e suas flores que são encantadoras.
Aliás, foi justamente esse aspecto bem diferenciado dessa espécie de cacto, que levou a Hildewintera colademononis ser chamada popularmente como planta rabo de macaco.
Imagem: queirozgardencenter
O sucesso da cacto rabo de macaco
“Quando o cacto rabo de macaco surgiu no Brasil, lá pelos meados dos anos 2000, ele fez o maior sucesso durante uma exposição. Aliás, de lá pra cá, o cacto nunca deixou de crescer na popularidade”, conta Murilo Soares, da Spagnhol plantas.
Por isso, se você busca por uma planta que seja de fácil cultivo e que não dê trabalho, essa espécie de cacto pode ser a opção ideal. Além disso, ela ainda ajuda a contribuir para trazer ainda mais beleza para o ambiente onde está sendo cultivada com toda a beleza de suas flores.
Como cultivar o cacto rabo de macaco?
1- Exposição do cacto a luz intensa
Murilo Soares enfatiza, que é muito importante que o cacto rabo de macaco seja cultivado em um ambiente onde consiga receber a luz intensa do sol durante um período do dia, podendo ser durante toda a manhã ou durante toda a tarde.
2- Substrato ideal
O ideal, é que o cacto rabo de macaco seja cultivado em substrato aerado, com uma boa drenagem e rico em matéria orgânica, podendo ser composto pela casca de pinus ou até mesmo o húmus de minhoca.
3- Regas
O cacto rabo de macaco gosta de ser cultivado em um substrato mais úmido. Por isso, você pode estar realizando regas frequentes para que o substrato se mantenha sempre úmido.
Contudo, é importante cuidar para que não seja adicionada água em excesso para não ter acúmulo de água no substrato, o que pode causar o apodrecimento de suas raízes.
4- Adubação
A adubação do substrato pode ser feita com a utilização de um adubo específico para flores no final do inverno para preparar o cacto para sua floração que acontece no início do verão.
O conteúdo foi útil?
Editora e autora, Mel Maria, jardineira amadora por hobby e entusiasta do cultivo de flores, orquídeas, plantas e suculentas, escreve frequentemente dicas úteis para o cultivo de suculentas, orquídeas e plantas em geral.
E-mail: contato@petalaseflores.com.br
1 Comentar
Nossa! Gostei das informações
Comments are closed.