Cacto-macarrão (Rhipsalis): a planta pendente que encanta com suas hastes finas.

Escrito por:
Cacto-macarrão (Rhipsalis): a planta pendente que encanta com suas hastes finas.

O Cacto-macarrão, também conhecido como Rhipsalis, pertence à família das cactáceas se destaca por suas hastes longas e finas, que formam uma cascata de folhas verdes e delicadas.

Anúncios

Tal característica, faz a variedade ser uma ótima opção para quem quer trazer um toque de natureza para dentro de casa.
Imagem: vandenizamoraes

Origem e características do cacto-macarrão (rhipsalis)

A rhipsalis é uma planta nativa das florestas tropicais da América do Sul, África e Madagascar. Ela cresce nas copas das árvores, onde recebe luz filtrada e umidade constante. Por isso, é considerada uma planta epífita, ou seja, que vive sobre outras plantas sem prejudicá-las.

cacto-macarrão - rhipsalis
Imagem: jheff_ferreirax

Acredita-se que existam mais de 35 espécies de rhipsalis, que variam em forma, tamanho e cor. Algumas têm hastes cilíndricas, outras achatadas ou triangulares. Algumas são mais curtas e compactas, outras mais longas e pendentes. Outras são verdes claras, escuras ou até avermelhadas. Dependendo da espécie, elas produzem flores pequenas e brancas, outras rosas ou amarelas.

Anúncios

Nomes populares da Rhipsalis

Entre seus nomes populares, estão cacto-macarrão, cacto-lápis, cacto-coral e cacto-rabo-de-rato. Esses nomes fazem referência ao formato das hastes da planta, que lembram esses objetos.

Onde cultivar o cacto-macarrão?

O cacto-macarrão gosta de espaço e pode crescer bastante. Por isso, é recomendável podar as hastes mais longas ou desproporcionais de vez em quando, para manter a forma desejada.

Anúncios

Uma boa ideia é cultivar o rhipsalis em vasos suspensos ou em prateleiras altas, para valorizar seu aspecto pendente. Você também pode combinar o rhipsalis com outras plantas epífitas, como orquídeas, bromélias e samambaias, criando um jardim vertical dentro de casa.

Dicas para cultivar rhipsalis em ambientes internos

O rhipsalis é uma planta exótica e encantadora, que pode trazer muita beleza e harmonia para o seu lar. Com alguns cuidados simples, você pode ter esse cacto por muitos anos, apreciando sua folhagem delicada e suas flores discretas.

Anúncios

1- Substrato e regas

Opte por um substrato bem drenado, composto por uma mistura de terra para cactos e suculentas, perlita e areia. Isso garantirá uma boa drenagem e prevenirá o acúmulo de água nas raízes.

cacto-macarrao rhipsalis
Imagem: hermosoplant

As regas devem ser realizadas penas quando o substrato estiver completamente seco. Evite regar em excesso, pois o acúmulo de água pode levar ao apodrecimento das raízes. No verão, regue duas ou três vezes por semana. No inverno, uma vez por semana ou a cada 15 dias.

2- Exposição ao sol e adubação

O Cacto-macarrão gosta de ficar em ambientes bem iluminados, mas sem receber a luz direta do sol. Se exposto a luz direta, o sol pode queimar suas folhas e deixá-las amareladas ou marrons.

Anúncios

Quanto a adubação, durante a primavera e o verão, ele deve ser adubado uma vez por mês com um fertilizante balanceado para suculentas, diluído pela metade.

Publicidade relacionada

Veja Também